Livros com História – Guerra e Paz – Lev Tolstói

O primeiro rascunho de “Guerra e Paz” foi completado em 1863. Quando a versão publicada foi terminada, cerca de um terço de todo o trabalho já havia sido publicado em uma revista literária, com o título “1805”. Tolstói não estava satisfeito com o final e reescreveu a novela integralmente entre 1865 e 1869. Esta nova versão foi depois publicada como a novela oficial sob o título Guerra e Paz“. Ele, no entanto, não destruiu o manuscrito original, que foi editado na Rússia em 1983. A primeira versão é diferente desta em vários aspectos, especialmente no contundente “final feliz”.

Guerra e Paz, é sem dúvida, a obra-prima de Tolstoi e aquela que mais o fixou na memória da posteridade. Obra monumental a todos os títulos, uma das maiores da literatura de todos os tempos, Guerra e Paz continua, passado mais de um século sobre o seu aparecimento, a apaixonar os leitores de todo o mundo e a inspirar o cinema, que a tem traduzido para a tela em sucessivas versões.

Tomando como moldura as campanhas napoleónicas de 1805 e 1812, Tolstoi traça-nos um quadro assombroso da Rússia do século XIX, sobretudo da sua alta sociedade, presente nas famílias Bolkonsky e Rostov.Largo fresco histórico, enriquecido por análises psicológicas de grande profundidade, Guerra e Paz é também o repositório da filosofia do próprio Tolstoi, com o seu amor pelos humildes e a sua simpatia por todos aqueles que —desde o soldado Karataiev até ao general Kutuzov — renunciaram a toda a concepção agressiva da existência.

Partilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *